Um homem foi preso com cerca de meia tonelada de maconha no KM 798 da BR-116, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, na tarde desta última quinta-feira (16). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele e a droga estavam em um caminhão com documentação irregular.
Em nota encaminhada à imprensa, a PRF informou que os 708 tabletes da droga, pesando 540 quilos, estavam escondidos na carroceria do caminhão, que tinha placa do Espírito Santo. Os policiais deram ordem de parada ao motorista e perceberam o nervosismo dele.
Durante a checagem, a PRF constatou que os documento tinham sinais de falsificação, e que um dos padrões de caracteres impressos era diferente do usado pelo órgão de trânsito. Além disso, os policiais observaram também indícios de adulteração nos elementos de identificação.
Depois da vistoria nos documentos, os agentes perceberam a alteração na estrutura de carroceria do veículo – um compartimento escondido no assoalho na carroceria -, onde estavam guardados os tabletes da droga.
Perguntado pelos policiais, o motorista disse que não sabia das irregularidades do caminhão, nem que o veículo estava carregado com maconha. Ele disse ter sido contratado para levar o caminhão da cidade de Salinas, em Minas Gerais, até o município de Serrinha.
O motorista e a droga foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista(BA). Ele deve responder pelos crimes de tráfico de drogas, uso de documento falso e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.