terça-feira, 9 de junho de 2020
Alexandre de Moraes manda governo Bolsonaro retomar divulgação completa do coronavírus
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério da Saúde volte a divulgar os dados acumulados no coronavírus no site do órgão. A decisão foi proferida na noite de segunda-feira (8).
A decisão de Alexandre de Moraes foi tomada após analisar uma ação apresentada pelos partidos Rede, Sustentabilidade, PSOL e PCdoB.
"[Decido] determinar ao ministro da Saúde que mantenha, em sua integralidade, a divulgação diária dos dados epidemiológicos relativos à pandemia (Covid-19), inclusive no sítio do Ministério da Saúde e com os números acumulados de ocorrências, exatamente conforme realizado até o último dia 4 de junho", escreveu Moraes na decisão.
Na semana passada, o Ministério da Saúde deixou de publicar os dados totais de pessoas infectadas, mortes e outros detalhes e passou a divulgar apenas dados referentes às últimas 24 horas.
Alexandre de Moraes determinou que a Advocacia Geral da União (AGU) preste as informações "que entender necessárias" no prazo de 48 horas.
Até a segunda-feira (8), o Brasil havia registrado mais de 37 mil mortes por coronavírus.