Um assunto grave porém sem muita repercussão na mídia aconteceu em Conceição do Coité no mês de dezembro do ano passado, após a exoneração do servidor público municipal Orlando Matos Barreto Júnior, lotando na secretaria de saúde, de modo especial no Serviço Móvel de Urgência (SAMU) com cargo de enfermeiro. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município em 09 de dezembro de 2022.
A exoneração do então enfermeiro que no período da pandemia em alta atuou como coordenador de Vigilância Epidemiológica ocorreu após a descoberta de irregularidade na documentação e que o mesmo era inabilitado para atuar no setor de enfermagem.
Mesmo depois da exoneração o assunto não tinha repercutido na imprensa nem mesmo em redes sociais como é comum acontecer, porém, nos últimos dias surgiu a informação que passou a ser caso de polícia quando a secretaria de Saúde Jamile Sena teria procurado a Delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência dando conta que estaria sendo ameaçada por Orlando Júnior.
O Calila Notícias foi informado que o assunto é de conhecimento inclusive da Justiça.
Nesta terça-feira, 31, o vereador Adalberto Neres Pinto Gordiano, popularmente conhecido por Betão Gordiano (PT) fez um breve texto e publicou no WhatsApp com o seguinte relato:
“Ser adversário político não significa querer o mal do outro. Soube que secretária de saúde do município foi ameaçada de morte por um ex assessor do grupo e que já foi registrado queixas na delegacia e a situação já se tornou pública, porque está os comentários em todos os cantos do município. O que é estranho é o silêncio do gestor e seu grupo político. Que a saúde de Coité está precisando melhorar e muito e que houve regressão, isso é fato. O Gestor e seu grupo político precisa de manifestar sobre isso, afinal é uma secretária de governo que está passando por isso. Toda minha solidariedade a cidadã Jamile. Abraços” escreveu Betão Gordiano.
Na noite desta terça-feira a secretária foi convidada para participar de um programa na Rádio Sisal e o apresentador Clemilson Oliveira fez algumas perguntas sobre a gestão dela frente a secretaria, a mesma fez um balanço dos dois anos como secretaria, e por fim o apresentador entrou no assunto de ameaça que ela vem sofrendo, mas antes de Jamile responder, Oliveira leu uma publicação em redes sociais redigido pelo procurador jurídico do município Bruno Xavier Gomes e publicada no Facebook oficial da Prefeitura que pode ser lido na íntegra. Os comentários anteriores que chegaram ao Calila Noticias não citava ameaças a coordenadora do SAMU Valeria Caroline, no entanto, na nota abaixo a mesma também é citada.
Após a leitura na rádio o comunicador questionou Jamile sobre o caso e ela respondeu. Disse que os tramites legais estão correndo na Justiça, “quero aqui deixar claro que o que fiz foi pedir a exoneração dele, mediante a solicitação do Coren [Conselho Regional de Enfermagem], o qual não é enfermeiro e ao mesmo tempo que nós temos notícias boas, temos ruins, tristes”, falou a secretária e continuou afirmando que está tomando uma decisão, “não só pela ameaça feita, mas eu tenho outros propósitos na minha vida, estarei a frente da secretaria de saúde até 28 de fevereiro, gratidão a um homem que conheci há dois anos no qual vejo muita luta por sua terra, que é o prefeito Marcelo (…). E dizer que novos desafios virão pra mim, estarei dando uma trégua na secretaria de saúde, voltarei a estudar e seguirei firme fazendo a minha missão”, finalizou.
Nossa reportagem entrou em contato com Orlando Júnior, através de um celular que ele tinha nos passado no período que coordenou a Vigilância Epidemiológica, mas não conseguimos falar. Em tempo deixamos este espaço aberto, caso deseje se pronunciar.Calila Noticias