O caso veio a público após denúncia na Rádio Nossa Voz, na terça-feira (31), quando a família de um paciente relatou dificuldade para o hospital onde a pessoa estava internada, fizer contato com o Hospital Municipal de Barrocas. Como o telefone estava sem funcionar, foi preciso então que uma Assistente Social passa-se o seu próprio número. A unidade está sem telefone a cerca de dez dias.
Procurado ainda na terça-feira, o prefeito José Jailson disse que não sabia do problema mas se informou com o diretor e explicou a situação.
"Eu não estava sabendo, falei agora a pouco com o diretor e ele me disse que recentemente a linha telefônica começou a dar problema. Ele chamou um técnico da rede de telefonia para ir lá e verificar se o problema era na área interna do hospital, mas foi identificado que não era lá. Abriu um chamado e foi informado que tem algumas ruas aqui na cidade que estão com esse mesmo problema e que em breve será solucionado", escreveu José Jailson.
Na manhã desta quarta-feira (01), em conversa por celular, o Diretor do Hospital Municipal, senhor Léo, informou que o telefone do Hospital apresentou problema na segunda-feira dia 23 de outubro. Logo ele teria contactado um técnico que veio no sábado (28) atender o chamado e informou que o problema era na central. Enquanto aguarda o restabelecimento do serviço, nenhum comunicado foi feito à população.
"Porque a preocupação maior da gente além dessa é a regulação né. Então a regulação eles tem o contato das enfermeiras e da coordenadora que quando é alguma coisa que eles precisam falar, primeiro que eles informam em tela, no e-mail e liga para o número da coordenadora", explicou o diretor da unidade sobre a falta do comunicado.
Perguntado se tinha um número temporário para emergência o diretor disse que não, mas informou que as pessoas poderiam ligar para o seu próprio número, e autorizou que o contato fosse divulgado: "Pode até disponibilizar o meu número, é em caso de necessidade até que retorne podem entrar em contato 75 99231-0668".
Segundo o Diretor Léo, o prazo para a situação ser resolvida pela empresa de telefonia é até às 17h40 desta quarta-feira dia (01) de Novembro.