NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Visto que ele me ama, eu o livrarei.Eu o protegerei porque ele conhece o meu nome.Ele me invocará, e eu lhe responderei.Estarei com ele nos momentos de aflição.Eu o livrarei e glorificarei.  Eu o saciarei com uma vida longa e o farei ver meus atos de salvação".

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

SERRINHA: Postos de saúde voltam a atender na próxima segunda-feira(13)

 

A Secretaria de Saúde informa que o funcionamento dos postos de saúde do município será retomado a partir da próxima segunda-feira, 13 de janeiro. Estamos trabalhando intensamente para garantir que esse retorno aconteça de forma organizada, priorizando o conforto e o atendimento de qualidade para todos.

Contamos com a compreensão de todos.

Serrinha passa a ter Núcleo de Formação de Soldados da PMBA

 

Vinte e sete novos alunos do Curso de Formação de Soldados da PMBA (CFSD PMBA) foram recebidos, na manhã desta segunda-feira (06), na sede do 16° BPM/Serrinha, onde funcionará um dos Núcleos de Formação de Soldados PMBA.

Os neófitos passarão nove meses em instrução, onde terão contato com disciplinas básicas para a formação do soldado PM, a exemplo de Legislação Penal, Direito, Direitos Humanos, Policiamento Comunitário, Policiamento Ostensivo, Armamento e Tiro, Ordem Unida, dentre outras.

No total, serão formados 1.882 homens e mulheres em núcleos de formação localizados em várias regiões do Estado. Essa é mais uma ação do Governo do Estado para reforçar a segurança em toda Bahia.Fonte: ASCOM do 16º BPM

Vereador recém-eleito presidente da Câmara de Tucano, morre em acidente na BR 116/Norte

 

Morreu na manhã desta terça-feira, 07, vítima de um grave acidente na Rodovia BR 116 norte, o vereador Rodrigo Cavalcante (PSD), eleito há uma semana presidente da Câmara Municipal de Tucano, no território do sisal.

O Calila Notícias tomou conhecimento do fato e em contato com o repórter Gil Santos do programa Tucano Verdade, o mesmo que neste momento se encontra no local do acidente, informou que o trágico acidente aconteceu por volta das 09h30 no trecho que liga o Ponto do Coco a entrada do Povoado Pé de Serra, distante cerca de 3 km da sede de Tucano, sentido Euclides da Cunha.

As primeiras informações dão conta que Rodrigo Cavalcante estaria retornando de uma propriedade rural onde costuma ir levar alimento para os cachorros e ao retornar, teria parado a moto, como se estivesse esquecido algo, fez a conversão para voltar, neste momento bateu contra o caminhão que seguia no sentido contrário. A motocicleta estaria na contramão, mas somente a polícia técnica deverá apontar quem provocou o acidente.

O caminhoneiro permaneceu no local e teria dito que foi surpreendido com a moto vindo em sua direção e não conseguiu evitar a colisão.

Rodrigo, que completou 48 anos na última sexta-feira, 3, nasceu em São Paulo, concorreu pela primeira vez para vereador em Tucano em 2008 pelo PPS e ficou na suplência. Em 2012, foi eleito concorrendo pelo mesmo partido e também em 2016. Em 2020, migrou para o PSD, foi eleito e se manteve no partido para eleger-se para o quarto mandato seguido, tendo recebido 1358 votos.

Coité registrou o menor número de homicídios das últimas 3 décadas

 A Agência Kallyla de Publicidades Ltda foi criada no ano 1994 na ocasião em que gerenciava três programas na então Rádio Sisal AM de Conceição do Coité, todos pela manhã. Alô Sertão com Valdemi de Assis, Jornal da Oito na apresentação de Vilmara de Assis e Genivaldo Silva e Mulher em Movimento com Vilmara de Assis, todos lideravam a audiência, principalmente o Jornal das Oito, cujos fatos policiais era aguardando com muita expectativa e tinha na apresentação Valdemi de Assis o conhecido Mitinho.

Neste período, tudo que acontecia em Coité e região era levado ao conhecimento de mais de meio milhão de ouvintes de toda região sisaleira, e a equipe trazia a retrospectiva a cada final de ano, inclusive trazendo a quantidade de homicídios.

Quando a equipe deixou a emissora no ano 2005, Valdemi de Assis e Raimundo Mascarenhas resolveram apostar na criação de um site, algo pouco conhecido na época e fundou o Kallyla Notícias em 2006, mas como era algo ainda difícil para muita gente, transformaram o nome para a forma mais simples, Calila.

Em 2009, foi aberta a nova empresa Calila Com Publ Ltda., voltada para gerir o site que está completando 19 anos.

Esta introdução, contando a história do site, teve a finalidade de informar que jamais na história da empresa, seja Kallyla ou Calila, programas de rádio ou site, o município de Conceição do Coité registrou apenas 7 homicídios no período de um ano. Claro que também sempre foi considerado um município tranquilo, tendo ficado na média de 18 a 20/ano. O ano mais violento foi 2014, com 36 mortes violentas. Muita gente não acreditava que pudesse ter uma redução após aquele ano, hoje, 10 anos depois, trazemos a informação de apenas 7 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), destes, 2 foram feminicídios.

O Calila Notícias sempre conta com o apoio da Delegacia Territorial de Coité para apresentar esses dados.

Conforme os mais recentes, o prenúncio de um ano com número reduzido de homicídios pode ser notado quando passaram os meses de janeiro, fevereiro e março sem nenhuma ocorrência. Em abril, tiveram dois homicídios, maio e junho não tiveram nenhum, julho 1, agosto 0, setembro 1, outubro 2, novembro 0, e dezembro 1.

A quantidade de CVLI durante todo o ano 2024 ficou abaixo da média dos últimos 10 anos, já que o CN sempre divulgou por semestre estes dados.

Veja os números a partir de 2014

2014 – 25 (2,08 mortes/mês)

2015 – 24 (2 mortes/mês)

2016 – 36 (3 mortes/mês)

2017 – 27 (2,25 mortes/mês)

2018 – 24 (2 mortes/mês)

2019 – 15 (1,25 mortes/mês)

2020 – 14 (1,16 mortes/mês)

2021 – 26 (2,16 mortes/mês)

2022 – 26 (2,16 mortes/mês)

2023 – 21 (1,75 mortes/mês)

2024 – 07 (0,07 mortes/mês)

245 CVLI em 10 anos, média de 24,5.

Quantidade de mortes em Auto de Resistência foi maior em 2024

Nos dados da Delegacia, mortes em decorrência de Auto de Resistência (AR) onde envolve ação da Polícia com suspeitos, não entram na relação de homicídios. Neste quesito, nove pessoas morreram, sendo 4 em janeiro, 2 no mês de abril, agosto (2); outubro 1.

Bahia registra menor número de mortes violentas em 17 anos

A forte tendência de queda no número de CVLI em Coité é vista, pelo que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) divulgou neste terça-feira, 07, como a maior redução de mortes violentas dos últimos 17 anos. Redução de 8,7% dos crimes violentos em 2024.

A redução também foi apresentada em mortes em confrontos, com diminuição de 8,5%, e nos feminicídios, com queda de 7,8%.Fonte:Calila Noticias

Quase 93% das maiores cidades baianas têm Câmara sob controle da base aliada do prefeito

 

Um levantamento realizado pelo Bahia Notícias revela que entre os presidentes das câmaras eleitos nos 31 maiores municípios baianos somente dois presidentes das Câmaras de Vereadores não foram eleitos pela mesma coligação que o prefeito, ou seja, somente 7% das maiores cidades a câmara não é da base aliada dos prefeitos.

Os únicos dois presidentes da câmara eleitos como sinal de maior oposição foram o presidente Anilton Santos, chamado de Niltinho, do PRD, partido contrário o grupo do prefeito Luiz Caetano (PT) com uma nova oposição em Camaçari, e o caso de Jonatas dos Santos (MDB) com o Doutor Marcelo Belitardo (União Brasil), que conseguiu se reeleger em uma chapa mais 'mista' com alguma oposição em Teixeira de Freitas.

A composição dos prefeitos eleitos nos maiores municípios da Bahia é bastante diversificada, com a liderança do União Brasil, que elegeu 10 prefeitos. O PSD segue com 6 prefeitos, sendo um dos partidos com maior representação, enquanto o MDB, PSDB e PP têm 3 prefeitos cada.

Outros partidos com presença significativa entre os prefeitos são o PT (1 prefeito), PL (1 prefeito), Avante (2 prefeitos), PV (1 prefeito), PMB (1 prefeito) e PSB (1 prefeito).

Vale lembrar que o levantamento considera 32 cidades com maior número de habitantes, contudo somente 31 a medida é comparável pois o município de Juazeiro ainda não elegeu a presidência que deve assumir a câmara de vereadores, embora já tenha sido marcado uma sessão para quarta-feira (8).

Ao observar a composição das câmaras municipais, o PSDB se destaca com 7 presidentes, seguido pelo PSD com 6 presidentes. O União Brasil, MDB e PP  têm 3 presidentes cada, respectivamente, enquanto o PL e o PRD têm 2 presidentes cada. Já os partidos PDT, PT, Avante, Solidariedade e Podemos têm um presidente de câmara cada.

Entre as 32 maiores cidades da Bahia, pelo menos em 13 casos em que o prefeito e o presidente da câmara pertencem ao mesmo partido ou são aliados, podemos observar os seguintes casos:

União Brasil: 3 vezes (Conceição do Coité, Feira de Santana e Senhor do Bonfim);

PP: 1 vez (Luis Eduardo Magalhães);

PSDB: 2 vezes (Santo Antônio de Jesus e Casa Nova);

PSD: 4 vezes (Bom Jesus da Lapa, Alagoinhas, Eunápolis e Paulo Afonso);

MDB: 2 vezes (Itapitanga e Serrinha);

Avante: 1 vez (Guanambi).

Portanto, são 13 presidentes das câmaras pertencentes ao mesmo partido dos prefeitos, enquanto 29 presidentes estão em partidos aliados ao prefeito (baseado nas coligações) representando 93% do legislativo na base aliada. Apenas dois presidentes de câmaras são de partidos de 'oposição' ao executivo municipal, como descrito no início da reportagem.

Isso mostra que, em alguns municípios, as alianças políticas são mais consolidadas, garantindo maior estabilidade nas administrações municipais, mas também destaca os presidentes Jonatas dos Santos (MDB) e Niltinho (PRD) com mais autonomia nas casas legislativas.

Qual o perfil das lideranças do legislativo?

Ao considerarmos o recorte de gênero entre essas cidades, temos o seguinte cenário:

Prefeitas: Três prefeitas (Sheila Lemos, Débora Regis e Valdice).

Mulheres presidentes das câmaras: Apenas uma presidenta de câmara (Rosana do Bobó).

Prefeitos: 29 prefeitos homens.

Presidentes das câmaras: 31 presidentes de câmara homens.

Quanto à autodeclaração de raça na Justiça Eleitoral, o cenário é o seguinte:

5 presidentes autodeclarados brancos/brancas.

11 presidentes autodeclarados pretos/pretas.

15 presidentes autodeclarados pardos/pardas.

A política municipal da Bahia é caracterizada por um cenário de diversidade de partidos e alianças, com União Brasil e PSD se destacando pela quantidade de prefeitos e presidentes de câmara eleitos. Não só se consolidando entre as grandes cidades.

O PSDB e o PL também têm presença significativa entre os presidentes das câmaras. As alianças políticas, tanto entre prefeitos e presidentes de câmaras quanto entre os partidos, moldam a dinâmica política nas câmaras municipais, refletindo um ambiente de intensas negociações.

Este panorama demonstra como a política municipal baiana é um espaço de constante negociação e adaptação, onde alianças e rivalidades podem influenciar decisivamente os rumos da gestão local.Fonte:Bahia Noticias

Maria Marighella projeta renovação em eleição interna do PT que deve marcar saída de Gleisi Hoffman da presidência

 

Principalmente após o resultado das eleições municipais de 2024, os bastidores do Partido dos Trabalhadores têm se fortalecido em torno de uma palavra: renovação. Um dos primeiros passos para os petistas darem a esperada repaginada está agendado para o junho deste ano, com o próximo Processo de Eleição Direta (PED), que irá definir o novo diretório nacional da legenda e deve marcar a saída da deputada federal Gleisi Hoffman da presidência do PT, cargo que ocupa desde 2017.

Em entrevista ao Bahia Notícias, a presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e ex-vereadora de Salvador, Maria Marighella, contou sobre suas expectativas para o processo eleitoral interno no PT. À reportagem, a gestora afirmou que será sua primeira experiência no pleito do partido e disse que espera um cenário de renovação dentro da sigla, podendo “mudar a correlação de forças”.

“Bom, é um ano de eleições internas, a gente vai enfrentar o PED, e isso é uma chance de mudar a correlação de forças, é uma chance de incidência, porque às vezes é sobre incidir sobre o campo majoritário. Vai ser o meu primeiro PED, então eu espero participar, como sempre faço, de maneira muito ativa. Eu acho que as novíssimas gerações, a juventude, os nossos eleitores esperam isso de nós, que a gente possa fazer uma incidência responsável com o processo, mas também que ela tenha relação com o campo da imaginação. As novas gerações querem voltar a sonhar e a política precisa ser o espaço do sonho. Eu entendo que essa deve ser a nossa presença no PED e espero que a gente tenha êxito”, discorreu Marighella.

A ex-vereadora também afirmou que PT já iniciou as convocações para o processo de filiação e afirmou que espera que as eleições do partido tenham impactos nas eleições de 2026, que podem ter a candidatura do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à reeleição. Além disso, Marighella afirmou que o “PT é um partido de tendências” e ressaltou a importância dos debates internos durante o PED que deve ser realizado em junho.

“O PT já está convocando um processo de filiação, mas a gente sabe que a própria instituição partido, ela precisa é fazer corpo com os anseios da sociedade. Por que ser partido, inclusive? Por que tomar partido? Acho que essa também é um debate, mas estou muito animada para participar do PED, estou muito animada para viver essa experiência pela primeira vez e que possa ser uma experiência que tem, que causa impacto no processo eleitoral de 2026. O PT é um partido de tendências, e é óbvio que tem um campo majoritário, que inclusive é o campo do presidente Lula, e é nesse momento que os debates internos são feitos”, afirmou presidente da Funarte.

O CENÁRIO

Com a exigência de renovação ganhando força dentro do partido, Gleisi deve deixar o comando do Partido dos Trabalhadores em junho deste ano. O nome do presidente Lula para suceder a parlamentar é do ex-prefeito de Araraquara, São Paulo, Edinho Silva que é filiado ao PT desde a década de 1980.Fonte:Bahia Noticias